TIPOS DE FERIDAS

Conceito de ferida

Ferida é qualquer interrupção na continuidade da pele que afete sua integridade. Também é definida como uma deformidade ou lesão, que pode ser superficial ou profunda, fechada ou aberta, simples ou complexa, aguda ou crônica.

As feridas são superficiais quando limitadas a epiderme, derme e hipoderme, e profundas quando outras estruturas são atingidas (fáscias, músculos, aponeuroses, articulações, cartilagens, tendões, ligamentos, ossos, vasos e órgãos cavitários).

Nos ferimentos fechados, a continuidade da pele e dos tecidos não é violada nem danificada e podem ser tanto superficiais quanto profundos. Nas feridas abertas, ocorrem a descontinuidade e o rompimento da barreira de proteção da pele, acentuando os riscos de infecção.

As feridas simples evoluem rapidamente para a cicatrização. Já as complexas têm evolução lenta e progressiva, tendendo à cronicidade. Podem estar contaminadas, colonizadas ou infectadas, quando mostram evidências de processo infeccioso, com tecidos desvitalizados, exsudação e odor característico.

VEJA MAIS

Centro de Atendimento ao Cliente
0800 16 5678
infomed@apsen.com.br

Rua La Paz, 37/67
CEP 04755-020
São Paulo – SP