TRATAMENTO DE FERIDAS

Avaliação geral das feridas

É de suma importância as feridas serem avaliadas segundo os seguintes parâmetros:

O registro fotográfico desde o início e no transcorrer do tratamento é um diferencial para avaliar a evolução do quadro. Já o acompanhamento de profissionais especializados é fundamental.

As feridas estão aumentando como complicação paralela ao aumento da vida média da população, da sobrevida de pacientes diabéticos, vasculopatas, sequelados de AVC, imobilizados etc., por serem estes – coincidentemente – fatores de risco. Já a úlcera por pressão é índice de avaliação da qualidade de serviços hospitalares, ou seja, o correto tratamento das feridas é uma preocupação de saúde crescente.

Um número cada vez maior de hospitais gerais vem criando grupos de pele por esse motivo, como também para diminuir o tempo de internação e custos hospitalares.

Esses grupos são formados por componentes multiprofissionais – e assim devem ser, com participação da enfermagem, de algumas especialidades médicas e, idealmente, de nutricionista e fisioterapeuta, dada a complexidade do tratamento e da visão global necessária para tal: não é simplesmente fazer e trocar curativos. Não raramente, pacientes têm alta hospitalar, mas são encaminhados às suas residências com serviços de cuidados domiciliares, a fim de continuarem em tratamento de feridas.

Além da quase onipresença em hospitais, esses grupos vêm se formando em serviços de saúde ambulatoriais públicos e privados.

Uso de plantas medicinais na cicatrização de feridas

A pele, por suas características anatômicas e fisiológicas, é um grande órgão sensorial, capaz de absorver rapidamente os princípios ativos das plantas medicinais sabidamente cicatrizantes, favorecendo a resolução de diversos tipos de feridas e lesões.

Existem variadas formas de aplicação de fitoterápicos, dependendo da planta indicada para o tipo de lesão e sintomatologia.

Para transformar uma planta em medicamento fitoterápico, é necessário que passe por uma série de processos, desde a colheita até seu processamento.

VEJA MAIS

Centro de Atendimento ao Cliente
0800 16 5678
infomed@apsen.com.br

Rua La Paz, 37/67
CEP 04755-020
São Paulo – SP